O curso é voltado ao desenvolvimento de licenciandos e docentes a partir de uma formação teórica e prática e tem uma carga de 48 horas distribuída ao longo deste primeiro semestre.
As aulas abrangem as áreas de educação, comunicação e também produção do conteúdo para as páginas de sugestões de atividade do Boletim de Leitura Orientada (BOLO), jornal quinzenal que serve como apoio para o trabalho dos professores que participam do projeto. Com o BOLO, o docente consegue planejar o trabalho com jornal em sala de aula e enriquecer seus conhecimentos por meio de diversos conteúdos.
Para o orientador Everton Renaud, da equipe pedagógica do projeto Ler e Pensar, o curso é uma oportunidade de crescimento acadêmico e prático na área docente. “É o momento de aprender uma nova forma de ensinar e descobrir o potencial da comunicação para a educação”.
A professora da rede municipal de ensino de Almirante Tamandaré, Adriana Riech, aluna do ECPE, concorda: "o aprendizado obtido no curso vai ampliar minha atuação em sala de aula e, consequentemente, a formação dos alunos. Por meio da utilização do jornal é possível compartilhar conhecimento e informação com os alunos, e isso estimula e instiga a melhoria do aprendizado e a leitura, principalmente dos alunos das séries iniciais".
Já para educadora social e coordenadora pedagógica do Instituto Salesiano de Curitiba, Fabiane Prado, o ECPE vai dar mais subsídios para utilizar a educomunicação (interface comunicação-educação) na entidade: "Como trabalhamos com alunos de áreas de risco e vulnerabilidade social e sem muitas referências, trabalhar com a mídia gera interesse pela leitura, escrita e até mesmo para uma nova perspectiva de vida", afirma.
O curso ocorre semanalmente, às quartas-feiras, com turmas de manhã e à tarde, na sede do Instituto GRPCOM.