O papel mostra os traços à mão livre, contornos inovadores, retas horizontais, verticais e diagonais que desenham cuidadosamente o perfil da instituição. Depois vêm as ideias, propostas ousadas por vezes, mas que refletem o verdadeiro sentido do Design: combinar fatores de tecnologia e negócio à vontade do usuário, moldados a causas sociais.
A partir dessa proposta, os alunos do terceiro ano do curso de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR), orientados pelo professor Ken Fonseca, buscaram ONG’s sugeridas pelo projeto Serviços e Cidadania do IGRPCOM a fim de apontar melhorias e buscar possíveis ideias de acordo com o perfil e as peculiaridades de cada uma. Diferente do projeto Serviços e Cidadania, a proposta do professor é exclusivamente estimular o primeiro contato do Designer com a causa social e não à prestação de serviços. Após esse primeiro contato, a partir do momento que surgir identificação e afinidade entre ONG e aluno, o trabalho inicia voluntariamente.
Em um turbilhão de ideias, os trabalhos foram uma proposta do aluno para a ONG. Além de a instituição conhecer um pouquinho mais sobre o trabalho do designer, ela teve a oportunidade de analisar algumas questões antes não percebidas. “Fiquei maravilhada com a proposta e ideias do grupo. Antes de me surpreender com o resultado final, já achei incrível o interesse em conhecer a causa social e a realidade das instituições”, afirmou Tânia Gomez, presidente da Humsol, ao se levantar para parabenizar os estudantes e professor. Tal proposta, por exemplo, foi desenvolvida pelos estudantes Laís, Juliano e Marina com a finalidade de alertar a mulher para o dia do autoexame, na prevenção contra o câncer de mama.