Na segunda-feira (28), o Instituto GRPCOM abriu as portas para um diálogo com os seus parceiros e públicos de relacionamento. O tema abordado no encontro foi “Os desafios do projeto Ler e Pensar na era digital”. A conversa, que durou a tarde inteira, contou com a presença da equipe de Educação do Ler e Pensar, colaboradores da Gazeta do Povo, professores aplicadores do projeto em sala de aula, especialistas da área da educação, gestores escolares e membros das Secretarias de Educação dos municípios contemplados pelo projeto, totalizando 28 pessoas.
Primeiramente, os participantes foram divididos em quatro grupos de discussão. Cada grupo foi pautado por uma pergunta norteadora e mediado por um relator. A cada 10 minutos, trocavam-se os membros dos grupos para que todos dialogassem acerca de todas as questões.
Em seguida, foi realizada uma roda de conversa geral, no estilo aquário aberto. Um pequeno círculo com cinco cadeiras foi colocado no centro de um círculo maior. Este pequeno círculo central realizava as discussões enquanto aqueles que se situavam no grande círculo apenas observavam. Quem sentisse necessidade de contribuir deveria se sentar no centro.
O intuito do diálogo foi construir coletivamente um novo método de trabalho para o projeto Ler e Pensar para o próximo ano, por meio dos depoimentos coletados durante as discussões. Ao final do evento, o sentimento foi de que, apesar dos grandes desafios a serem enfrentados, todos estão juntos para construir uma educação de qualidade. “A reunião foi muito proveitosa e desafiadora. Penso que esse é o caminho e se for preciso entrar na era digital não podemos hesitar, pois o mundo muda e exige adaptações”, relatou Dulce Vieira, da Secretaria de Educação de Almirante Tamandaré.