Durante o mês de junho, a RPC recebeu 25 visitas através do Programa de Visitas, desenvolvido pelo Instituto GRPCOM. Foram 724 visitantes no total – entre crianças, adolescentes, jovens e adultos – de instituições de ensino superior, escolas municipais, colégios estaduais e OSC, que tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura, o funcionamento da emissora e os bastidores da notícia.
As emissoras visitadas foram a RPC Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Noroeste e Ponta Grossa.
Confira a seguir algumas fotos e depoimentos:
Cascavel
(Visitantes: 107 alunos dos cursos técnicos de Administração e Secretariado do Colégio Estadual Francisco Lima da Silva)
“A visita técnica que fizemos à RPC foi de suma importância para nós, alunos do 1º ano de Administração do Colégio Estadual Francisco Lima da Silva, pois pudemos conhecer de perto a rotina administrativa de uma grande empresa. A emissora nos recebeu muito bem e nos esclareceu todas as questões que lhe foram feitas. Seus colaboradores são muito atenciosos e o ambiente de trabalho bastante agradável” – Dayana Gomes, aluna do curso de Administração do Colégio Estadual Francisco Lima da Silva.
Curitiba
(Visitantes: 190 estudantes da Escola Atuação, Escola Municipal Professora Miracy Rodrigues de Araújo, PUCPR, FAE e Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag)
“Estamos trabalhando gêneros jornalísticos em sala, e a visita foi de grande contribuição para a construção de conhecimento dos estudantes” – Juliane Ferreira Sanção, professora da Escola Municipal Professora Miracy Rodrigues de Araújo.
Foz do Iguaçu
(Visitantes: 30 acadêmicos da UNILA)
“O Programa de Visitas é uma ação imprescindível de interação com a comunidade. É muito interessante perceber a curiosidade que a TV gera e muito gratificante o reconhecimento que nossos colaboradores, produtos e serviços têm de todos que nos visitam. Além disso, esta vivência traz dinamismo para todos os departamentos, a oportunidade de mostrar nossas atividades e como são desenvolvidas incrementam nosso compromisso de excelência e relevância com o Paraná” – Caroline Carla Carvalho Bueno, Gerente Geral da RPC Foz do Iguaçu.
Guarapuava
(Visitantes: 188 alunos do Colégio Integração, Escola Municipal Capitão Wagner, Colégio Estadual do Campo de Lagoa Seca, Colégio Newton Felipe Albach e SENAC)
“A visita foi surpreendente pelo conhecimento transmitido aos alunos. A RPC é um orgulho para a região” – Clemente Zubeski, professora do Colégio Estadual do Campo de Lagoa Seca.
Londrina
(Visitantes: 114 estudantes do Colégio Educar, Escola Municipal Cecília Meireles de Cambé, Colégio Interativa, Escola Municipal Padre Chico de Arapongas e Escola Premier)
“É fantástico poder conhecer um mundo tão rico por trás das telas e concretizar nossa imaginação” – Daniela Viviane Furtoso, aluna da Escola Premier.
Maringá
(Visitantes: 53 pessoas da Escola Municipal Monsenhor Celso, Escola Municipal Alfredo Sofientini, ambas de Astorga, e Secretaria Municipal de Educação de Astorga)
“Obrigada pela oportunidade. Ao conhecer o local onde são produzidos os programas que chegam às nossas casas, como o "Caminhos do Campo" e o "Paraná TV 1ª e 2ª edição", faz-nos compreender a importância da educomunicação. Permite que educadores e alunos alcancem a reflexão e criticidade, sabendo que ela pode ser utilizada como recurso didático, como forma de expressão e como objeto de estudo” – Elena Pericin Gomes Cornicelli, responsável pelo projeto Televisando na Secretaria Municipal de Educação de Astorga.
Noroeste
(Visitantes: 28 estudantes da Escola Municipal Noêmia Ribeiro do Amaral)
“Todo o processo, tanto na escola quanto na visita, colaborou para os alunos conhecerem novas profissões, a nossa região e o trabalho que acontece na emissora” – Miriam Moreira Selhorst, professora responsável pelo projeto Televisando na Escola Municipal Noêmia Ribeiro do Amaral.
Ponta Grossa
(Visitantes: 14 alunos do Colégio Marista Santa Mônica)
“A visita à RPC Ponta Grossa foi sensacional, os alunos gostaram muito e foi de encontro ao projeto de televisão e linguagem jornalística que as turmas do 8º ano realizarão em nosso colégio. A ideia foi apresentar uma emissora de televisão com todos os seus seguimentos para os educandos perceberem a divisão de tarefas e as diversas linguagens e mecanismos utilizados. O Programa de Visitas da RPC está de parabéns, além de nos proporcionar a acolhida, foram atenciosos e didáticos nas explicações para nossos alunos” – Priscila Schonberger, professora do Colégio Marista Santa Mônica.