07/08/2014

ONGs conhecem ferramenta Google Ad Grants

                

Aumentar a visibilidade de uma instituição do terceiro setor é mais um dos desafios enfrentados por quem gerencia uma ONG. Com recursos financeiros cada vez mais limitados, as organizações sociais precisam priorizar bem seus gastos e, em geral, os investimentos em comunicação e marketing acabam ficando em segundo plano.  O que poucas instituições sabem é que grandes empresas da web disponibilizam ferramentas gratuitas que podem contribuir para a divulgação da ONG.

Uma delas foi apresentada na última quarta-feira (06) pelo Instituto GRPCom, através do Serviços e Cidadania, em parceria com a empresa LogosBr Markteting, Instituto Unidos pela Vida e com o apoio da Nex Coworking. Representantes de ONGs de Curitiba e Região Metropolitana conheceram o Google Ad Grants, uma ferramenta de divulgação criada pela Google para conceder espaços de publicidade online para organizações sem fins lucrativos.

Quem apresentou o mecanismo foi Érica Marques, uma das fundadoras do Google Business Group Curitiba e conhecedora da ferramenta. Segundo ela, o Google Ad Grants possibilita que os anúncios gratuitos feitos pelas instituições sociais apareçam em destaque nas páginas de pesquisa do buscador Google. Para isso, as organizações são beneficiadas com um o valor de US$ 10.000,00 por mês em publicidade. Para conseguir o benefício, as instituições precisam fazer um cadastro e atender a alguns requisitos, como ter um site, fotos, além de ter válido e atualizado o status de instituição sem fins lucrativos.

Acesse a página de cadastro no Google Ad Grants

Depois de conseguir o benefício, a ONG precisa criar os anúncios e selecionar palavras-chaves relacionadas à sua causa. Assim, quando o internauta digitar alguma dessas palavras na busca do Google, o anúncio da instituição aparecerá já nas primeiras páginas e em uma posição de destaque.

Testado e aprovado
O Instituto Unidos pela Vida, ONG de Curitiba que atua na divulgação e conscientização sobre a fibrose cística, conseguiu o benefício no início deste ano. A presidente e fundadora da instituição, Verônica Stasiak Bednarczuk, apresentou os resultados já alcançados com a utilização da ferramenta. “Tivemos um aumento significativo de acessos ao nosso site e, consequentemente, no número de atendimentos que fazemos às pessoas que nos procuram pela internet”, disse Verônica. Só para ter uma ideia, nesses seis primeiros meses de 2014 o número de visitas ao site da Instituição está bem próximo do total de acessos obtidos em três anos. “É o uso da tecnologia em favor da vida”, resumiu.

Crédito das imagens: Pablo Esquivel