Com informações e fotos da Câmara Municipal de Curitiba
O Instituto GRPCOM esteve presente na assinatura da adesão da Câmara de Curitiba aos “Oito Objetivos do Milênio”, realizada durante uma audiência pública, na última quinta-feira (3). A iniciativa, proposta pela vereadora Carla Pimentel, coloca a capital paranaense como a primeira cidade brasileira a aderir aos 8 Objetivos do Milênio por meio de sua Câmara Municipal. “Trata-se de um conjunto de proposições cujo alcance proporcionará significativos avanços nos campos do combate à fome, da educação, da saúde e da preservação do meio ambiente, entre outros”, explicou a vereadora.
Na audiência pública, a gerente do Instituto GRPCOM, Ana Gabriela Simões Borges, explicou como o Grupo Paranaense de Comunicação contribuiu para os ODM, destacando os projetos sociais desenvolvidos pelo Instituto nas áreas de educação e em prol do terceiro setor. “Programas como Ler e Pensar, Televisando o Futuro, Serviços e Cidadania, 98 FM nas Escolas e GRPCOM Atitude contribuem para que os objetivos elencados pela ONU sejam levados a efeito”, citou a gerente.
Ao lado do presidente da casa, Paulo Salamuni, também compuseram a mesa, além do Instituto GRPCOM, o secretário-executivo do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Rodrigo Rocha Loures; Carlos Eduardo Guimarães, professor de economia e presidente da Faculdade de Ensino Superior do Paraná (FESP); Diva Irene da Paz Vieira, coordenadora do Observatório de Indicadores de Desenvolvimento do Sesi-PR; Marilza Hack, vice-coordenadora do Comitê de Educação em Direitos Humanos do Paraná e servidora da Escola de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Justiça do Estado do Paraná; e Luiz Fernando Gomes Braga, assessor da presidência do IPPUC.
Objetivos do Milênio
Em setembro do ano 2000, os 189 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) analisaram os maiores problemas mundiais e firmaram um pacto que ficou conhecido como a Declaração do Milênio. Trata-se de um compromisso universal com a erradicação da pobreza e com a sustentabilidade do Planeta, traduzido em oito metas– os 8 Objetivos do Milênio (ODM), que no Brasil são chamadas também de 8 Jeitos de Mudar o Mundo – a serem alcançadas pelas nações até o ano de 2015.
Desde então, o Instituto GRPCOM procura alinhar suas atividades a cada uma destas metas, pensando no desenvolvimento da sociedade paranaense. Neste sentido, oferece este espaço virtual para estimular debates, disseminar notícias locais e regionais relacionadas às metas estabelecidas pela ONU e propiciar o engajamento de todos os interessados em participar de campanhas, ações e projetos sociais que colaborem com os ODM.