10/06/2010

8 Gols pela África

O nome em português pode até não dizer muita coisa. Mas a versão original da iniciativa em inglês (8 goals for Africa) – forma um trocadilho interessante: “goals” é o plural de gol, o grande momento do futebol, mas pode significar também “objetivos”.
 
A campanha, promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é mais uma iniciativa na luta contra a pobreza no mundo, especialmente no continente africano. “Todos temos um papel a cumprir nos ODM, que, se atingidos, vão melhorar a qualidade de vida de centenas de milhões de pessoas nos países em desenvolvimento”, completa a administradora do PNUD, Helen Clark.
 
Visibilidade para isso não faltará. O clipe, carro-chefe da campanha, uma canção gravada por músicos africanos renomados, será reproduzido em telões montados pela FIFA durante o Mundial em locais e eventos de grande interesse público, como as fan fests, que reúnem torcedores para acompanhar ao vivo as partidas fora dos estádios. Na Alemanha, em 2006, esses espaços registraram a presença de mais de 10 milhões de pessoas, que ouvirão versos como estes:
 
“Nós temos o poder nessa hora/ Para decidir que não perderemos mais crianças de menos de cinco anos/ Que cresceremos e viveremos para vê-las até os 80 anos/ E ver os filhos de seus filhos”.
 
Assista ao clipe: