24/07/2023

5 condições atípicas que você precisa conhecer para incluir de verdade na escola 

A Educação Inclusiva é uma realidade cada vez mais presente nas escolas. E é provável que você, como professor(a), tenha ou venha a ter pelo menos um aluno com alguma condição atípica em sua sala de aula. De acordo com a pesquisa “Inclusão na Educação”, realizada pelo Instituto Nova Escola, 9 em cada 10 professores têm alunos com deficiência em suas turmas. Portanto, conhecer e compreender melhor essas condições, se torna crucial para o sucesso da Educação Inclusiva. 

No entanto, antes de nos aprofundarmos nas condições atípicas mais comuns, é importante entender o que queremos dizer com “condições atípicas”. Esse termo é utilizado para abranger uma ampla gama de características, habilidades, deficiências ou transtornos que diferem do padrão considerado típico na sociedade. Essas condições podem englobar questões neurológicas, motoras, cognitivas, sensoriais, emocionais ou comportamentais. 

Saiba mais sobre as 5 condições atípicas mais comuns na escola 

  1. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a atenção, memória e impulsividade. Os alunos com TDAH podem ter dificuldade em seguir instruções, administrar o tempo e organizar suas tarefas. Compreender suas necessidades e oferecer apoio adequado é essencial. 
  1. Transtorno do Espectro Autista (TEA): O TEA é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento social, comunicativo e comportamental. Pode variar em diferentes graus de suporte, e os alunos com TEA podem ter comportamentos repetitivos ou restritos. É importante reconhecer as singularidades de cada aluno e adaptar o ambiente educacional para atender às suas necessidades. 
  1. Transtorno Opositor Desafiador (TOD): O TOD é um transtorno caracterizado por comportamentos disruptivos, agressividade e dificuldade em controlar impulsos. Esses alunos podem apresentar dificuldades em seguir regras e ter baixa tolerância à frustração. Oferecer suporte e estratégias para lidar com esses comportamentos é essencial. 
  1. Dislexia: A dislexia é um transtorno de origem neurobiológica que afeta a leitura e a escrita. Os alunos com dislexia têm dificuldades na identificação de palavras e na conversão de letras em sons. É fundamental oferecer apoio especializado para desenvolver suas habilidades de leitura e escrita. 
  1. Síndrome de Down: A Síndrome de Down é um distúrbio genético caracterizado pela presença de um cromossomo extra no par 21. Os alunos com Síndrome de Down podem apresentar atraso no desenvolvimento motor, cognitivo e intelectual. É fundamental oferecer cuidados médicos e terapêuticos desde o nascimento, além de adaptar o ambiente educacional para atender às suas necessidades. 

Saber identificar, encaminhar e traçar estratégias de desenvolvimento é, de fato, fundamental para fazer a Inclusão acontecer de forma efetiva no ambiente escolar. Uma revisão científica realizada pelo Instituto Alana concluiu que a inclusão traz diversos benefícios para alunos com e sem deficiência, mas a atuação assertiva do professor, bem como políticas públicas afirmativas, também são de fundamental importância para uma educação de fato inclusiva. 

Para aprofundar seus conhecimentos sobre essas e outras condições atípicas, como Altas habilidades, Discalculia e Deficiência Intelectual, e obter dicas práticas de como trabalhar com esses alunos na sala de aula, recomendamos o curso “Educação Inclusiva: superando os desafios de aprendizagem”. Essa formação gratuita, com certificação de 25 horas emitida pela Universidade Tuiuti do Paraná, está disponível exclusivamente para profissionais da educação inscritos nos projetos do Instituto GRPCOM (Ler e Pensar e/ou Televisando).  

Se você não está inscrito(a) em nenhum desses projetos, não se preocupe, pois ainda dá tempo de participar e ter acesso ao curso! O Ler e Pensar está com as inscrições abertas por tempo limitado, até 31/07. Para saber mais e se inscrever, acesse o site clicando aqui. 

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