29/04/2011

40% dos Consegs da região de Curitiba estão inativos

Falta de apoio do poder público e envolvimento da comunidade prejudica o trabalho

Em março, 30, dos 75 conselhos comunitários de segurança (Consegs)  existentes em Curitiba e região metropolitana estavam inativos. As organizações, criadas para identificar problemas relacionados à segurança pública, educação, saúde, terceira idade e trânsito, representam os interesses e preocupações de cada localidade.
 
A falta de participação da população é a principal causa para que os Consegs deixem de funcionar. Além disso, a desorganização e falta de apoio por parte do Estado, mais especificamente da Coordenação Estadual dos Consegs do Paraná, que pertence à Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) também contribuem.
 
Em todo o estado, apenas 172 dos 399 municípios contam com os Consegs. Apesar do descrédito nas instituições públicas, eles são um importante canais para que a população exerça a cidadania e possa solucionar os problemas cotidianos, não só relacionados à segurança.
 
Clique aqui e confira a reportagem na íntegra, de Aline Peres e Carolina Gabardo, para o Jornal Gazeta do Povo.
 
 

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.