O Projeto utiliza o jornal como recurso pedagógico para incentivar a leitura crítica e o pensamento reflexivo entre estudantes, promovendo a formação cidadã e a aproximação do currículo escolar com a realidade em que vivemos.
O Ler e Pensar, iniciativa da Gazeta do Povo e do Instituto GRPCOM, conquistou o 3º lugar na categoria Educação Criativa do Prêmio Curitiba Mais Criativa 2025. A premiação reconhece projetos que promovem inovação e impacto social por meio da criatividade.
A cerimônia foi realizada no dia 23 de abril, no Hard Rock Café, marcando também o encerramento da edição 2025 do World Creativity Day (WCD) em Curitiba, que contou com mais de 50 atividades gratuitas, como oficinas, palestras e apresentações culturais. Com o tema “Gerações Criativas: Transformando Talentos em Impacto”, o evento foi promovido pelo Collab.Hub com o apoio de diversos parceiros locais.
Segundo Ana Gabriela Simões Borges, superintendente do Instituto GRPCOM, “o reconhecimento evidencia a importância de iniciativas que promovam inovação, criatividade, criticidade e leitura desde a infância. O Ler e Pensar, com seus 26 anos de trajetória, segue se reinventando, atento às transformações do mundo e ao papel essencial do professor e da escola nesse processo.”
Sobre o projeto Ler e Pensar
Criado em 1999, o Ler e Pensar utiliza o jornal como recurso pedagógico para incentivar a leitura crítica e o pensamento reflexivo entre estudantes, promovendo a formação cidadã e a aproximação do currículo escolar com a realidade em que vivemos.
Totalmente gratuito, o Ler e Pensar busca atender as principais necessidades de professores da rede pública de todo o Brasil, abordando temas contemporâneos e urgentes para a melhoria da educação. O projeto oferece acesso ao conteúdo da Gazeta do Povo, materiais pedagógicos exclusivos, acompanhamento da equipe pedagógica do Instituto GRPCOM e cursos certificados pela Universidade Tuiuti do Paraná.
Em 2025, com o tema “O Mundo em Palavras: Leitura, Interculturalidade e Formação de Cidadãos Globais”, o projeto reforça o uso da informação e das mídias em sala de aula para desenvolver o senso crítico e a cidadania digital.
Além disso, o Ler e Pensar valoriza as boas práticas docentes por meio de concursos e espaços de reconhecimento aos educadores participantes.
As inscrições estão abertas até 15 de maio. Para participar, acesse: lerepensar.com.br
LEIA TAMBÉM: