Para Professores

Professora do Ler e Pensar transforma aprendizado sobre cidadania digital em livros reconhecidos nacionalmente

E se a solução para um mundo digital mais seguro estivesse dentro da sala de aula?
Foi com essa ideia que a professora Adrieli Silva dos Reis Andreatta, da Escola Municipal José Eurípedes Gonçalves em Campina Grande do Sul/PR, transformou o ensino de cidadania digital em uma experiência inovadora e impactante. O projeto abordou temas essenciais como bullying e cyberbullying, perigos digitais e fake news, promovendo um ambiente escolar mais consciente e seguro para os alunos. 

Com atividades dinâmicas e interativas, a iniciativa deu origem a dois livros autorais: A Beleza da Gentileza, que incentiva o respeito e a empatia, e Lacinho Vermelho: Não Fale com Estranhos, uma releitura de Chapeuzinho Vermelho voltada à conscientização sobre os riscos online. O trabalho, iniciado em 2023 com uma turma do 4º ano, ganhou novas dimensões em 2024 com o apoio de formações e materiais pedagógicos do projeto Ler e Pensar, conduzido pelo Instituto GRPCOM em parceria da Gazeta do Povo. 

Reconhecimento nacional e impacto além da sala de aula 

O impacto do projeto ultrapassou os muros da escola e conquistou reconhecimento nacional! A dedicação da professora Adrieli foi premiada com uma menção honrosa e, logo depois, com o 2º lugar em uma premiação nacional, reforçando a relevância do seu trabalho. 

Além disso, A Beleza da Gentileza foi a vencedora do Concurso Literário da ABC Projetos Culturais, garantindo sua publicação, enquanto Lacinho Vermelho: Não Fale com Estranhos também se tornou um livro, lançado oficialmente na Casa da Memória do município. 

Um projeto transformador em três etapas 

A iniciativa de Adrieli foi estruturada em três etapas, cada uma abordando um aspecto fundamental da cidadania digital: 

  • Bullying e cyberbullying – Para trabalhar o tema, a professora utilizou o filme Extraordinário e o livro Somos Todos Extraordinários, incentivando empatia e respeito. Dessa reflexão nasceu o “Óculos do Olhar Gentil”, um objeto simbólico distribuído na escola para lembrar a importância de enxergar o outro com bondade. Além disso, Adrieli escreveu A Beleza da Gentileza, que foi encenado pelos alunos e compartilhado com as famílias através de um material viajante, incentivando seu envolvimento na proposta. 
  • Perigos digitais – Golpes, abuso online e segurança na internet foram explorados de forma lúdica. A professora escreveu Lacinho Vermelho: Não Fale com Estranhos, uma releitura de Chapeuzinho Vermelho adaptada para o contexto digital. Os alunos ilustraram a história e participaram de uma “caçada ao lobo”, além de levarem para casa um material interativo com jogos de tabuleiro e cartas sobre os riscos na internet, ampliando o debate para dentro de casa. 
  • Fake News e pensamento crítico – Na última etapa, os alunos aprenderam a identificar e questionar a veracidade das informações que circulam na internet. Com análise de conteúdos e discussões em grupo, desenvolveram um olhar mais crítico sobre o que consomem online. 

O papel do projeto Ler e Pensar na jornada de Adrieli 

Para a professora, os materiais e cursos do Ler e Pensar, aliados às notícias da Gazeta do Povo, foram essenciais para que o projeto ganhasse essa proporção. 

“Ter acesso a formações e conteúdo de qualidade fez toda a diferença. Isso me ajudou a aprimorar e expandir essa iniciativa, tornando-a ainda mais significativa para meus alunos e suas famílias”, destaca Adrieli. 

O projeto conduzido por Adrieli é um exemplo poderoso de como a educação pode transformar vidas, preparando as novas gerações para um mundo digital mais seguro e consciente. 

Quer levar essa transformação para sua escola? As inscrições para 2025 já estão abertas! Acesse www.lerepensar.com.br e participe!