As Eleições Municipais de 2024 estão se aproximando! Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 6 de outubro, mais de 150 milhões de eleitores, em todo o Brasil, irão às urnas para exercer um dos seus direitos mais importantes: o voto. Esse processo democrático vai além de simplesmente apertar um botão na urna eletrônica — é uma oportunidade valiosa para ensinar cidadania, participação política e responsabilidade social.
Levar as eleições para a sala de aula é essencial por várias razões. Primeiro, ajuda os estudantes a entenderem o sistema democrático em que vivem, promovendo uma consciência crítica sobre o papel do cidadão na sociedade. Quanto mais cedo os jovens forem expostos aos princípios da democracia e ao funcionamento das instituições, mais preparados estarão para exercer seus direitos e deveres de maneira informada e responsável. Além disso, o ambiente escolar oferece a oportunidade de debater temas de maneira imparcial e educativa, formando uma geração que valoriza o diálogo e o respeito às opiniões diferentes.
Aqui estão duas certezas:
1. Seus alunos já foram impactados por propagandas eleitorais, notícias sobre debates ou até mesmo polêmicas nas redes sociais.
2. Esse é o momento perfeito para desenvolver competências como pensamento crítico, criatividade, argumentação, pesquisa e repertório cultural.
Pensando nisso, elaboramos três formas criativas de trabalhar o tema eleições na sala de aula de forma intencional e dinâmica. Confira:
1.Criando uma campanha eleitoral histórica
Desde o dia 16 de agosto, as propagandas eleitorais estão por toda parte, incluindo mídias digitais. Comece a aula perguntando se os alunos já foram impactados por alguma dessas propagandas e discuta suas características, público-alvo e objetivos. Em seguida, divida os estudantes em grupos e entregue fichas com fotos e informações de figuras históricas (pode ser personalidades já estudadas).
Cada grupo será a equipe de marketing dessa personalidade, e sua tarefa será criar uma campanha eleitoral similar às que vocês analisaram. A campanha deve destacar as principais ideias e propostas da figura histórica e convencer os jurados (você ou outros professores). A atividade desenvolve argumentação baseada em fatos, criatividade, postura para falar em público e ainda revisa conteúdos já estudados.
2.Jogo de cartas: “Argumenta aí!”
Transforme debates em sala de aula em um jogo de cartas divertido! No jogo “Argumenta aí!”, cada aluno recebe uma carta com uma proposta eleitoral fictícia, como “Construir mais parques públicos” ou “Aumentar o tempo das aulas de educação física”. Eles devem defender suas propostas como candidatos, usando argumentos sólidos. Após um tempo para pesquisa, os colegas fazem perguntas e votam nas melhores ideias.
Esse jogo desenvolve habilidades como argumentação, tomada de decisões, além de incentivar o pensamento crítico sobre os prós e contras de cada proposta.
3.Explique como funciona o processo eleitoral no Brasil
Quer ir mais fundo no tema? Oferecemos uma série de materiais gratuitos que podem ser utilizados em sala de aula. O Televisando reuniu reportagens da RPC explicando o papel do prefeito, vice-prefeito, vereador e o nosso papel como cidadãos. A série “O Papel de Cada Um” é didática e ideal para complementar suas aulas. Após assistir, faça um quiz dinâmico com seus alunos para testar os conhecimentos. Clique aqui e acesse o material diretamente pelo site do Televisando.
.
Curso “Formando Cidadãos na Escola”
Acabamos de lançar o curso online gratuito “Formando Cidadãos na Escola”. Ele está disponível para todos os inscritos nos projetos de educação, Ler e Pensar e Televisando. O curso está bem completo e conta com uma unidade exclusiva sobre eleições e uma trilha interativa com TUDO o que seus alunos precisam saber sobre o tema. Clique aqui para saber mais.
Aproveite esses recursos e transforme suas aulas sobre eleições em experiências significativas e engajadoras!