Nos últimos anos, um termo matemático se tornou comum em nosso dia a dia, especialmente nos ambientes digitais: o algoritmo.
.
De maneira bem simplificada, um algoritmo é um passo a passo para chegar a um resultado ou solução, por exemplo, a receita de um bolo. Em outras palavras, ele segue uma sequência lógica:
.
Assim, podemos dizer que os algoritmos estão constantemente presentes em nossa vida.
Pensando no mundo digital, os algoritmos seguem a mesma lógica. Por exemplo, ao buscar “receita de bolo de laranja” no Google (problema), o algoritmo de pesquisa traz várias opções de receita em ordem de relevância. Mas como essa ordem é definida? O algoritmo analisa conteúdos, identifica os mais acessados e com melhores feedbacks (coleta de informações e análise), e oferece essas opções (solução). Isso não garante que a receita mais popular seja a melhor, mas sim a mais relevante segundo o algoritmo.
.
.
Para o professor e pesquisador israelense Yuval Noah Harari, o algoritmo “é o conceito mais importante do nosso mundo”. Em seu livro Homo Deus, ele defende que, para compreender melhor nossa vida, devemos entender como os algoritmos funcionam.
Voltando ao exemplo do bolo, os ingredientes irão definir diretamente o resultado da receita, se forem apenas ingredientes doces, o bolo será muito doce. Assim como nos algoritmos, que o resultado será apresentado com base nos dados presentes no mundo digital. Se consumirmos apenas conteúdos com fofoca, só receberemos conteúdos com fofoca.
Reconhecer a lógica dos algoritmos nos permite analisar criticamente onde eles estão presentes, consumindo conteúdos de maneira reflexiva e buscando soluções menos óbvias. Sem essa leitura crítica, podemos ser controlados pelos algoritmos, resultando em bolhas de informação, polarização e desinformação.
.
Para saber mais sobre o mundo digital e como trabalhar esses conceitos em sala de aula, acesse o Ler e Pensar e confira mais conteúdos como esse.
.
Dois projetos paranaenses que têm a leitura como motor de transformação social uniram forças: o
O Projeto utiliza o jornal como recurso pedagógico para incentivar a leitura crítica e o
O Instituto GRPCOM reafirma seu compromisso com a educação pública ao oferecer suporte gratuito às
O Instituto GRPCOM estará presente no FIFE – Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica 2025, o
Brasil é o segundo colocado no ranking global do tempo de tela O dia tem
E se a solução para um mundo digital mais seguro estivesse dentro da sala de