14/03/2019

SUSTENTABILIDADE: Vamos juntos por um mundo mais sustentável?

A temática do Televisando prevê a abordagem em três eixos: Ambiental, Social e Econômico, o tripé da sustentabilidade.

 

Esse ano, escolhemos um tema que se encaixa perfeitamente às necessidades do mundo moderno: sustentabilidade.

O termo sustentabilidade se tornou bastante popular nos últimos anos e toda vez que falamos sobre o tema, logo pensamos em ações relacionadas ao meio ambiente, não é?

Até aí, tudo certo, pois o meio ambiente é um aspecto muito importante da sustentabilidade, mas achar que teremos um mundo sustentável apenas cuidando do meio ambiente é um pensamento equivocado. Existem outros fatores importantes, como o econômico, político, social e cultural, que não só complementam a questão ambiental, mas influenciam igualmente a sociedade e seu meio quando se trata de sustentabilidade.

Se sairmos à busca do significado de sustentabilidade, encontraremos algumas centenas de conceitos. Uns que dão ênfase ao meio ambiente, outros à economia e desenvolvimento, outros que defendem a sustentabilidade como a interdependência e correlação com diversos fatores.

Independentemente do conceito, sustentabilidade é algo necessário, e que torna nossa qualidade de vida melhor.

A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) faz várias menções diretas e indiretas ao trabalho com o tema em sala de aula. É importante notar que as possibilidades não se restringem às disciplinas de ciências sociais e da natureza, mas podem ser trabalhadas em todas as áreas do conhecimento.

No GPS Televisando 2019, você encontra várias sugestões de como você, professor, pode levar o tema para dentro da sala de aula, cumprindo o currículo e tornando as aulas ainda mais dinâmicas. Clique aqui e acesse o GPS.

Tags: , , ,