06/10/2011

Serviços e Cidadania realiza palestra sobre estratégias de comunicação

 
Como o design e a comunicação podem ajudar uma ONG? Para ajudar a responder essas perguntas, o projeto Serviços e Cidadania, do Instituto GRPCOM, promoveu uma palestra na noite de terça-feira (04). O anfiteatro do 8º andar do prédio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná ficou lotado de representantes de instituições sociais que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o tema.
 
A apresentação ficou por conta do Tulio Filho, designer gráfico, presidente da Associação para o Design do Paraná (ProDesign>PR) e diretor de atendimento da agência Blu Comunicação Integrada. "Fazer comunicação para o 3º setor pode parecer muitas vezes difícil, por conta principalmente das restrições financeiras. Mas a realidade é que se existe um setor capaz de contar histórias, este é o 3º. Levar conceitos de comunicação bastante atuais para as instituições e ONGs faz com que eles percebam que tem nas mãos muito conteúdo, muita história para contar, baseada na verdade e na paixão", afirma. Em uma hora e meia, Filho falou sobre a importância de tornar a comunicação e o planejamento parte da rotina das ONGs, para evitar perda de tempo e dinheiro.
 
“O que as marcas de hoje pretendem é que seus consumidores advoguem por elas. E para o terceiro setor, isso está na mão. O que precisamos é contar histórias e vocês já têm isso, o que fica muito mais fácil”, expôs à plateia composta por 83 pessoas. Ele também explicou como o design pode auxiliar e deu dicas para que uma campanha de comunicação seja eficiente e assertiva: “Seja passional; envolva as pessoas; celebre a fidelidade; encontre, conte e reconte grandes histórias; e aceite responsabilidades”, explicou.
 
Dentre os presentes, mais de 60% deles afirmaram que a palestra atendeu a expectativa e permitiu relacionar o assunto com a realidade vivenciada. “O palestrante passa muita credibilidade e pró-atividade. Nos motiva! O terceiro setor traz paixão, mas alguma desilusão. Precisamos sempre de motivação”, escreveu um dos participantes na avaliação do evento. "Espero que elas (ONGs) consigam aproveitar e pensar em sua comunicação com a mesma dedicação que desenvolvem seu dia a dia. Desta forma, serão valorizadas e conseguirão estabelecer um ciclo virtuoso que envolverá cada vez mais adeptos, voluntários, patrocinadores e atendidos", defende o palestrante.
 
Os 63 quilos de alimentos arrecadados na entrada da palestra foram doados para a Associação Beneficente Encontro com Deus, instituição social cadastrada no projeto Serviços e Cidadania, e que abriga 25 pessoas, entre mães e filhos em risco social e atende 60 crianças no contra-turno escolar, oferecendo capacitação cidadã. Para o presidente da ONG, Patrick Reason, a palestra foi muito válida porque ajudou a ver a comunicação como um instrumento de valor e acessível. "Foi fantástico, porque mais importante que os alimentos que nos foram doados é a informação, as ideias que o palestrante compartilhou conosco", declarou.