28/05/2010

Limpa Brasil vai promover mutirão de limpeza em todo o país

Iniciativa de um ambientalista da Estônia, país do Leste Europeu, já se espalhou pelo mundo e deve ser colocada em prática no Brasil em 2011

Limpar um país em um único dia. A idéia é ambiciosa, mas vem dando resultados – e se espalhando pelo mundo. Há dois anos, o empresário Rainer Nõvak conseguiu mobilizar 50 mil pessoas em seu “Let’s do it” (Vamos fazer isso), projeto através do qual foi possível retirar mais de 10 mil toneladas de lixo de rios, florestas e cidades da Estônia. Porque deu certo, a ação já foi feita também em Portugal e já estão programadas atividades semelhantes na Romênia, Índia e Ucrânia.
 
No Brasil, certamente, o trabalho será ainda maior: a expectativa é limpar por dia o equivalente a uma área habitada por 3 milhões de pessoas. Para isso, comunicação será importante para conseguir voluntários, mas esta não é a maior preocupação da organização: “O problema é a quantidade de lixo coletado; o maior desafio é dar uma destinação a ele”, afirma Marta Rocha, coordenadora do projeto.
 
Confira aqui, na íntegra, a reportagem de Ari Silveira, publicada no jornal Gazeta do Povo.