A informação nunca foi tão acessível como agora. Somos bombardeados por informações que chegam por todos os lugares: portais de notícias, e-mail, redes sociais, grupos da família e amigos.
Saber a veracidade desse conteúdo é extremamente importante, pois vivemos em uma cultura digital em que o compartilhamento de informações ocorre praticamente de forma rápida e até automática.
Mas não só a veracidade, como também a compreensão desse conteúdo se faz necessária. Para que isso seja possível, abordar a alfabetização midiática, ou seja, a capacidade de compreensão das funções da mídia e avaliação crítica do conteúdo midiático em sala de aula, se faz tão urgente.
Combater a desinformação, o compartilhamento das fake news e incentivar os alunos a criarem senso crítico sobre os assuntos atuais é uma das principais premissas para a formação de cidadãos engajados.
Compreender o que acontece no mundo e na sua região, as diferentes linguagens utilizadas nas tecnologias e mídias digitais e argumentar sobre essas questões e temáticas são alguns dos objetivos previstos nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A comunicação, a cultura digital e a argumentação possuem relação direta com a alfabetização midiática dos estudantes. Vamos falar um pouco mais sobre elas e sobre como aplicá-las em sala de aula, seja online ou presencialmente.
COMPETÊNCIAS DA BNCC PARA DESENVOLVER A ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA
Competência número 4 da BNCC: Comunicação
Com a Comunicação busca-se utilizar diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento do todo.
Competência número 5 da BNCC: Cultura Digital
A Cultura Digital oferece compreensão das tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética. Assim, o estudante passa a se comunicar, acessar e produzir informações e conhecimentos a fim de resolver problemas e exercer protagonismo e autoria.
Competência número 7 da BNCC: Argumentação
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis é fundamental para formular, negociar e defender ideias. Dessa maneira, o estudante mostra seu ponto de vista sobre as temáticas atuais, criando consciência crítica.
Como você viu, essas três competências são também pilares da alfabetização midiática. Vamos ver como aplicá-las em sala de aula presencial ou virtualmente.
COMO APLICAR A ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA EM SALA DE AULA
1. Incentive a leitura de jornais digitais e de assistir telejornais
Ler jornais como a Gazeta do Povo – um dos mais lidos do Brasil – e assistir aos telejornais, como os da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) promovem a inserção no universo das notícias.
A partir disso, o estudante perceberá que os assuntos abordados nesses meios são próximos da sua realidade, o que o levará a ter interesse por essas mídias e criar o hábito de consumi-las. Esse é o primeiro passo.
2. Aborde as mídias nas aulas
Depois de incentivar o estudante a consumir informação, o segundo passo é abordar as mídias durante as aulas. Pergunte sobre alguma notícia que lhe chamou a atenção, se o fez pensar sobre o que leu ou assistiu e como ele acha que essa notícia impacta sua realidade. Isso vale tanto para o jornal digital quanto para o telejornal e até para outras mídias.
3. Desenvolva atividades em sala
Agora que ele acompanha as mídias e percebe o impacto dos conteúdos na sua realidade é hora de colocar a mão na massa. Crie atividades de redação de notícias para jornal digital e telejornal; explique as diferenças entre os formatos, suas características e deixe-o livre para criar.
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