19/05/2022

Alfabetização Midiática e Informacional: Como preparar seus alunos para ler o mundo?

No mundo em que vivemos, uma pessoa que não sabe distinguir uma notícia verdadeira de uma falsa tem dificuldades em identificar as facetas da desinformação ou compartilha conteúdos sem checar a veracidade, certamente estará a mercê de manipulações. Portanto, se queremos formar nossos estudantes para o mundo, dando a eles as ferramentas necessárias para construírem uma sociedade melhor para todos, precisamos incluir a Alfabetização Midiática e Informacional na prática docente.  

Mas, afinal, o que é Alfabetização Midiática e Informacional (AMI)?

O conceito une duas abordagens que antes eram trabalhadas separadamente: a Alfabetização Midiática, focada na compreensão e avaliação das funções da mídia e seu uso para consumo e autoexpressão, e a Alfabetização Informacional, com foco sobre questões de acesso à informação, bem como o uso e disseminação consciente dessa informação. A união das duas abordagens tem por objetivo preparar as pessoas para receberem e interagirem tanto com as mídias quanto com as fontes de informação de maneira responsável, sabendo como articular, organizar e contextualizar os conteúdos que consomem e reproduzem. 

Quer aprender mais sobre o conteúdo?

Então, participe do nosso curso gratuito e exclusivo “Alfabetização Midiática e Informacional (AMI): preparando seu aluno para ler o mundo!”. Para fazer parte, basta estar inscrito em um de nossos projetos de Educação: Ler e Pensar e/ou Televisando. Clique aqui e saiba mais.

Tags: , , , , , , ,