Por meio da parceria entre o Serviços e Cidadania e a Unicesumar, foram finalizados no início deste mês dois softwares de gestão desenvolvidos para ONGs de Maringá. As instituições beneficiadas foram a Fundação Isis Bruder, que trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e a Associação Maringaense dos Amigos do Centro de Apoio Pedagógico – AMACAP, que desenvolve materiais pedagógicos para cegos.
A criação dos softwares surgiu para atender à necessidade das entidades de sistematizar seus processos, com o objetivo de ter uma gestão mais eficiente e um melhor controle de suas atividades. O desenvolvimento dos programas começou em fevereiro, coordenado pelos professores Arthur Zavadski e Marcelo Bonfim, e envolveu alunos de 3 cursos da área de TI da Unicesumar – Engenharia de Softwares, Sistemas de Informação e Sistemas para Internet.
Para Arthur Zavadski, professor que esteve à frente do projeto, a experiência foi gratificante. “Ficamos muito satisfeitos com a dinâmica que obtivemos ao alinhar o trabalho de conclusão dos formandos às necessidades das instituições. O nível de comprometimento dos alunos foi elevado e atribuímos isso à vontade de construir algo relevante para as ONGs”, ressaltou.
Segundo Kaísa Abeche, responsável pelo Instituto GRPCOM em Maringá, este foi um serviço inovador, o primeiro software de gestão dentro do projeto Serviços e Cidadania. “Estamos conseguindo cumprir nosso papel, buscando ferramentas cada vez mais eficientes para que as ONGs se profissionalizem nas áreas de Gestão e Comunicação”.