15/09/2017

Televisando é vencedor do prêmio Celestin Freinet

Criado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, para incentivar pesquisas de jovens do Ensino Médio e de Graduação nas áreas de Mídia e Educação, o prêmio Celestin Freinet é um dos notórios reconhecimentos na área da Educação na região dos Campos Gerais.

Além do Televisando, foram mais três projetos indicados: Fissura, Sala Aberta e De Criança para Criança. O resultado foi revelado na noite do dia 12 de setembro, no V Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa, evento que traz nomes de expressão nacional e internacional para discutir o tema Mídia e Educação e seus impactos

.

O Televisando recebeu cerca de 28 mil votos, com um reconhecimento expressivo de mais de 65% dos votantes. O 2º colocado, o Fissura, obteve 9.904 votos, totalizando 23,1% das escolhas.

Para a superintendente do Instituto GRPCOM, Ana Gabriela Simões Borges, receber o prêmio foi uma enorme alegria e revela o engajamento dos professores e estudantes que participam do projeto. “Foi um importante reconhecimento ao trabalho desenvolvido há quase dez anos pelas equipes da RPC e Instituto GRPCOM”, ressalta.

O prêmio

Celestin Freinet foi um grande educador francês da sua época, responsável pela introdução da prensa no ambiente escolar. Freinet desenvolveu atividades hoje comuns, como as aulas-passeio e o jornal de classe, e criou um projeto de escola popular, moderna e democrática. Seu trabalho se expandiu para além das fronteiras do país, e pode ser considerado um precursor do assunto Mídia e Educação.