13/11/2017

Ler e Pensar participa de Seminário Paranaense de Tecnologia

O Ler e Pensar participou nesta semana como expositor do 1º Festival de Invenção e Criatividade do Paraná (FIC). A feira fez parte do 2º Encontro Estadual de Tecnologias Educacionais: inovação e criatividade na educação paranaense, realizado pela Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE), da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Foram três dias de conversas com estudantes paranaenses e professores do Brasil todo, que prestigiaram o evento.

Além do FIC, cerca de 300 profissionais da rede estadual apresentaram trabalhos e relatos durante os três dias do evento. A superintendente do Instituto GRPCOM, Ana Gabriela Simões Borges, encerrou a programação com uma palestra sobre Letramento Midiático e a importância deste tema na atualidade. “Não é apenas um tema que interessa o professor e o aluno. É um tema que interessa para a vida”, disse Ana Gabriela.

O Seminário contou com cinco eixos temáticos:

Mídia e educação – inovação e criatividade na produção e uso de mídia web, impressa e televisiva;

Educação inclusiva e tecnologia – estratégias de ensino e aprendizagem com a produção ou uso de tecnologias assistivas;

Empoderamento e tecnologia – estratégias para produção ou uso de tecnologias para a visibilidade e empoderamento de mulheres, população LGBT, povos indígenas, negros e sujeitos em situação de vulnerabilidade social;

Ressignificação dos espaços escolares – estratégias para a ressignificação e organização da sala de aula; das bibliotecas escolares; dos laboratórios de informática, de química, de física ou de matemática; salas de artes, de leitura e de teatro; criação e desenvolvimento de jardins, hortas; salas de entretenimento;

Inovação e tecnologia na educação: propostas inovadoras que contribuam para os processos de gestão educacional e escolar; atividades administrativo-pedagógicas; formação dos profissionais da educação e estudantes na modalidade presencial, semipresencial e a distância; ensino de conteúdos curriculares; promoção da educação científica.

Equipe Ler e Pensar com mesa pronta para receber os visitantes da feira