16/05/2017

III Seminário Nacional de Tecnologia e Dignidade Humana discutiu o uso saudável dos recursos digitais

Com apoio e parceria na realização do Instituto GRPCOM, o evento foi destinado a pais, professores, crianças, jovens e profissionais de diversas áreas de atuação.

O Instituto GRPCOM, em parceria com o Instituto de Tecnologia e Dignidade Humana, a OAB Paraná e as universidades UFPR e UTFPR, promoveu nesta segunda (15/05) e terça-feira(16/05) o III Seminário Nacional de Tecnologia e Dignidade Humana. O evento teve como objetivo promover a socialização e instigar a reflexões no ambiente acadêmico sobre as implicações humanas no uso das tecnologias por crianças, jovens, adultos e idosos.

O seminário foi realizado no Setor de Educação Profissional Tecnológica da Universidade Federal do Paraná, e devido à abordagem interdisciplinar dos temas, teve participação aberta a todos os interessados, independente da área de atuação profissional.

Palestrantes de áreas diversas abordaram consequências e danos do uso desmedido das tecnologias digitais na vida e saúde dos usuários. A conferência de abertura foi ministrada pelas pediatras Evelyn Eisenstein, UFRJ, e Susana Estefanon, UFRGS, alertando sobre casos de distúrbios em crianças por exposição excessiva aos aparelhos eletrônicos. 

A busca pelo equilíbrio

A intenção das discussões não foi demonizar e nem santificar a tecnologia, como enfatizou a educadora Cineiva Tono, uma das idealizadoras do projeto, em entrevista ao Bom Dia Paraná: “cabe aos pais e professores promover o equilíbrio de diversas atividades como os esportes, as artes, a interação social e a imersão no mundo tecnológico”.

Além da parceria no seminário, o Instituto GRPCOM desenvolveu, em conjunto com o Instituto de Tecnologia e Dignidade Humana, um boletim para pais, professores e alunos com informações e orientação acerca do uso saudável das tecnologias. O material foi lançado no evento e está disponivel para todo o público atendido pelos projetos educacionais do Instituto GRPCOM.

Para ler o material na íntegra, clique na imagem abaixo.